Keblinger

Keblinger

Tire o formol da sua cabeça

| quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Imagem do blog ischerryland.blogspot.com
Onze em cada dez mulheres tem o sonho de manter cabelos soltos e sem volume. Para isso, diversos serviços são ofertados no mercado: escova progressiva, escova cristalizada, texturização, relaxamento, etc... O resultado imediato pode ser maravilhoso, mas quem se submete as estas técnicas corre sérios riscos de saúde. O motivo? O formol.

A substância é uma vilã para a saúde. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) alerta que os efeitos tóxicos do formol vão além do momentos da aplicação. Isso porque as consequências podem se desencandear após anos de exposição, prejudicando não só quem se submete ao alisamento, mas também os profissionais que aplicam o produto - uma vez que eles inalam o vapor com o formol.

O presidente da SBD, João Roberto Antônio, lista oito problemas, resultantes do uso do formol. "Além da queimadura e da queda, o formol pode provocar alergias, inflamação das vias respiratórias, dermatites no couro cabeludo, retirar o brilho do cabelo, deixa os fios sem vida e opacos, sem contar que são cancerígenos", alerta.




E AGORA?
Já existe no mercado técnicas de alisamento que prometem reduzir em 80% o volume das madeixas, sem qualquer adição de formol. Em Fortaleza, o salão Mirtes Cabeleireiros utiliza produtos da marca Truss para a técnica. O alisamento, chamado Trend Liss, além de reduzir o volume, hidrata a fibra dos fios.

Mais que uma forma de diminuir o volume, o Trend Liss trata os cabelos. Mirtes Bantim, proprietária do salão, ressalta que os produtos utilizados na técnica contém proteínas vegetais, além de oito tipos de silicones e diversos aminoácidos, que penetram na fibra recuperando a estrutura capilar.

Se seu cabelo for tingido, melhor ainda! O Trend Liss têm propriedades que formam um filme hidratante e protetor, responsáveis por atuar na estabilidade da cor em cabelos coloridos.


#Você sabia?

89% dos cabeleireiros do País admitem que já usaram formol para "alisar" o cabelo de suas clientes. A resposta para a insistência em submeter as madeixas a substância tóxica está em outra estatística: 17% destes mesmos funcionários estão fazendo tratamentos para corrigir os danos provocados pelo alisamento ilegal. 

Pela legislação sanitária, os alisantes só podem conter 0,2 g de formol, mas pesquisa feita pelo Instituto Adolfo Lutz mostrou que 52% das amostras avaliadas tinham concentração que superava em até 10 vezes o limite permitido.

(Fonte: Agência O Estado)

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © 2010 MBV